CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

5 de novembro de 2008

Comemorações

Hoje por todo o mundo os posts nos blogs tem um grande YES WE CAN para comemorar, só para ser diferente vou falar do 5 de Novembro aqui de Inglaterra, apesar de ter ficado ate as 500 da manha a seguir as eleições e de ter mandado um grande berro quando me apercebi que ja ia em 200!!! Bem uma noite em cheio, mas aqui vai um bocadinho de cultura people!!!

Hoje comemora-se a Bonfire Night ou Guy Fawkes Night. E perguntam vocês "e quem foi esse fulano afinal?", pois bem aqui fica um resumo:

Guy Fawkes (13 Abri 157031 Janeiro 1606) também conhecido como Guido Fawkes, membro do grupo de revolucionários Ingles da Igreja Catolica Romana, que planeou e levou a cabo a "Conspiração da Pólvora".

Embora Robert Catesby fosse o real líder da conspiração, Fawkes estava responsável de executar o plano, devido a sua experiência militar e uso de explosivos. Colocaram barris cheios de pólvora debaixo do parlamento (pronto nao queriam la o Rei James I), mas alguém do grupo avisou um amiguinho membro do parlamento para não ir nesse dia e isso levantou suspeitas. Começaram a fazer buscas aos túneis e encontraram Fawkes enquanto este guardava os barris. A conspiração falhou e Fawkes foi capturado e torturado durante 4 noites e 3 dias na torre de Londres. Nem um palavra saiu da sua boca, só quando lhe mostraram uma lista dos que já tinham sido capturados e mortos e dos que estavam a ser perseguidos confessou. Ai em dor assinou a confissão, Guido Fawkes.

(verdadeira assinatura, cortesia dos arquivos e claro da Wikipedia)

Fawkes permanece um marco na historia Inglesa, muito popular com direito a cantigas e versos "popularuchos". O filme V de Vendetta baseia-se na sua historia e curiosidade: qual o nome da fenix do Harry Potter??? ....... FAWKES!!!!! Charles Dicken menciona-o em livro e John Lennon em musica, a Ilha de Guy Fawkes nas Galapagos entre vários.

(mascara popularizada no filme V de Vendetta)

Não o deixam ser esquecido, mas principalmente o que estava na base da conspiração LIBERDADE!!!!! Por todo o Pais ardem fogueiras com um boneco la dentro (Guy Fawkes) e lançam foguetes (a pólvora que nunca chegou a explodir).

“Remember, remember the fifth of November,

The gunpowder, treason and plot,

I know of no reason

Why the gunpowder treason

Should ever be forgot.”


0 comentários: